Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Agosto 2010

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031


Pesquisar

 


Serões ao Luar e as Curiosidades de Criança - O Começo do meu letramento.

Sábado, 14.08.10

As noites da minha infância, as lindas noites que já tive, tiveram o condão de despertar em mim o gosto pelas narrativas orais, e mais tarde, pela leitura e a escrita.

Com saudades, recordo os serões realizados em semicírculos, à soleira da porta, na maioria das vezes, nas noites de luar. A mamãe narrando histórias de encantar que cativavam a atenção da criançada ávida de boas e divertidas histórias, mesmo daquelas que já tinham sido contadas e recontadas.

O auditório dispunha-se em torno da contadeira. O raio do semicírculo apenas tendia a diminuir, por mais que entrassem outros elementos. À medida que se avançava na intriga e a sessão caminhava para o fim, o raio do semicírculo ia-se encolhendo qual elástico pequeno que se retraía, depois de esticado. Nessa hora, realmente, é que queríamos mais e mais histórias, se não pelo encanto, seria pelo medo de nos afastar do local onde nos sentíamos mais seguros.

Não posso deixar de rememorar do fascínio que os livros dos meus irmãos mais velhos exerciam sobre mim. Quantas vezes fui enxotado durante os sagrados estudos do Zeca, da Tanha e da Maria, quando, por curiosidade, me encontrava bem encostado a eles, deleitando-me com a leitura que faziam e com as imagens que fidedignamente ilustravam o que iam dizendo. Essa minha curiosidade levou-me também a partir a afamada pedra-de-conta que mamã usava para ensinar-nos a escrever e a fazer as primeiras operações aritméticas. A pedra-de-conta era uma espécie de quadro em miniatura feita de grafite sobre o qual se escrevia com um pauzinho do mesmo material.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Mateus Monteiro às 13:01


Comentários recentes

  • Trêza

    Olá!Este post está em destaque na homepage do SAPO...

  • MFonseca

    Gostei da sua historia, mas nao e tudo que foi esc...

  • Trêza

    Este blog está em destaque na homepage do SAPO Cab...

  • Edson Santos

    Caro Professor queria antes de mais felicitar pelo...

  • Trêza

    * petrolífera...